domingo, 10 de janeiro de 2016

Resenha do livro O Tempo Entre Costuras da María Dueñas

Título: O tempo Entre Costuras
Autora: María Dueñas
Editora: Planeta
Ano de Publicação: 2013
Origem: Espanha
Páginas: 477
Gênero: Romance
Classificação: ✶✶✶✶✶


A verdade é que depois que se conhece Sira Quiroga, a encantadora costureira que protagoniza esta aventura, é impossível esquecê-la. O cuidado de María Dueñas com as palavras faz o leitor ouvir a respiração daquela frágil e pobre trabalhadora que um dia se apaixona loucamente, e parte de Madri para o romântico Marrocos, meses antes da Guerra Civil Espanhola (1936-1939), para ter sua inocência triturada pelos caminhos da vida. Até que se transforma uma vez mais para mergulhar, durante a Segunda Guerra Mundial, em um novo mundo agora repleto de espiões, impostores e fugitivos.

Se alguém não conhecia ou então não associou o nome do blog ao título do livro agora não restam mais dúvidas (risos). Essa foi uma das primeiras obras que li em 2015 e que me marcou muito. Achei a escrita da autora madura e a narrativa muito envolvente. Logo no início da história a Sira vive numa casa em Madri junto com a sua mãe e trabalha como costureira no atelier de dona Manuela, ela leva uma vida simples e sem grandes planos para o futuro, é noiva de Ignacio, um rapaz humilde e totalmente dedicado a ela. Porém, sua vida passa por uma reviravolta quando ela conhece e se apaixona pelo galanteador Ramiro, que é gerente de uma loja de máquinas de datilografia.

O envolvimento com Ramiro faz com que Sira faça novas escolhas e siga por um caminho repleto de mudanças e rumo ao desconhecido, ela viaja para o Marrocos, deixando para trás a segurança e conforto da antiga vida em Madri. A partir dai já não posso contar muita coisa, pois tenho receio de dar alguns spoilers.  O que posso dizer é que esse não é mais apenas um romance como tantos outros, essa é a história de uma personagem forte, que luta pelos seus ideais e não se deixar abater diante das dificuldades da vida, é uma história de superação, redescoberta, coragem, amizade e amadurecimento. O livro por se passar no contexto que antecede a Segunda Guerra Mundial também possui um forte teor político o que acaba contribuindo ainda mais para o bom desenvolvimento da trama.

O livro é tão envolvente que nos remete a mergulhar na história, me senti como se estivesse dentro da trama e fosse um dos personagens, sofri e senti toda dor da personagem principal, compartilhei suas alegrias, senti medo, coragem, gratidão, amor, tudo ao mesmo tempo. É uma história tão fluida que faz com que a gente leia ininterruptamente, até batia um certo desespero quando eu tinha que largar o livro para fazer alguma coisa. Gostei muito da forma como a autora trabalhou o amadurecimento e evolução da personagem principal e personagens secundários da trama, as mudanças ocorrem no momento exato e senti que o livro teve um timing perfeito. É impossível não notar o quanto esses personagens cresceram no decorrer da história, achei que a obra foi bastante realista e a linguagem adequada ao período.

Esse livro me marcou de várias formas e até me levou a rever certos conceitos, considero esse um dos melhores livros que li em 2015 e com certeza um dos meus favoritos da vida. Recomendo muito esse livro, especialmente para os que gostam de romances que fogem do estereotipo da frágil mocinha que precisa de um herói em sua vida, nesse livro a própria protagonista é dona de si e heroína da trama, recomendo também para quem gosta de livros que abordam contextos políticos. 

E para finalizar não posso deixar de mencionar o final desse livro que é simplesmente incrível e totalmente imprevisível, muito condizente com a obra e que nos faz gostar ainda mais da história.


4 comentários:

  1. Este livro é necessário!!! Pela evolução da protagonista, com a qual tenho certeza de que muitas mulheres vão se identificar, pela aula de história, pela viagem que fazemos gratuitamente pela Marrocos daquele tempo e por uma narrativa absolutamente cativante. O melhor livro que li em 2014 e um lugar cativo no meu top 10. Amor eterno.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esse livro é perfeito. O amadurecimento da personagem realmente é incrível e a história muito envolvente. Obrigada pelo comentário Gina. Bjs!

      Excluir
  2. Várias vezes, andando por livrarias, esse título "pulou"nos meus braços. Li a resenha, namorei a capa. mas em nenhuma levei-o para a minha casa. Comprei sim de presente para uma amiga muito querida, mas não tive nenhum comentário sobre o enredo. talvez não o tenha lido...
    Agora, lendo em sua resenha o entusiasmo com que fala da história e da personagem feminina ( e por que não das masculinas das quais você deixa um certo enigma...rs) me sinto muito tentada a ler o livro.
    Próximo passei por uma livraria ele estará entre minhas compras.
    Amei o blog...muito boa ideia.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico feliz que tenha gostado e de ter despertado seu interesse. Eu amei esse livro e sempre indico para todo mundo, especialmente para mulheres, acho que todas deveriam ler, a trajetória da Sira e todo processo de amadurecimento da personagem é realmente incrível. Espero que goste do livro e depois que ler deixa aqui seu comentário, para eu saber o que achou.
      Boas leituras. Beijos!=)

      Excluir