quinta-feira, 9 de junho de 2016

O Mensageiro - Resenha

Título: O Mensageiro
Autora: Lois Lowry
Editora: Arqueiro
Ano de Publicação: 2016
Páginas: 160
Gênero: Young Adult
Classificação: ✶✶✶✶✶


"Agora, sozinho em casa, Vidente voltou a se sentir desamparado. Estendeu a mão para a parede ao lado da cozinha e sentiu as bordas da tapeçaria pendurada ali, feita por Kira. Deixou os dedos correrem por ela, tateando a paisagem bordada. Já havia sentido aqueles pontos minúsculos e regulares muitas vezes, pois os tocava sempre que sentia saudades da filha. Agora, naquela manhã devastadora, não passavam de nós e fios emaranhados. Sentia a morte, acompanhada de seu cheiro terrível."



Minha primeira postagem no blog foi do fantástico " O Doador de Memórias". O livro, primeiro de uma série de quatro, me conquistou e foi meu escolhido para iniciar o projeto "O Tempo Entre Livros". E hoje, volto ao blog para resenhar o mais novo lançamento da Editora Arqueiro, o terceiro livro da saga.

Em "O Mensageiro", somos apresentados a um reino totalmente diferente do que vimos nas duas primeiras histórias. No primogênito, "O Doador de Memórias", Jonas vive em um lugar aonde as pessoas não enxergam as cores e não possuem sentimentos. No segundo livro da série, "A Escolhida", Kira vive em uma terra pobre onde as pessoas que possuem qualquer deficiência são mortas ou abandonadas na floresta. Vale lembrar que a garota possui uma perna menor do que a outra e só é salva devido ao dom que possui. E no caçula da série, somos apresentados ao Matty. Seu reino é um lugar acolhedor aonde as pessoas, em determinada idade ganham um verdadeiro nome de acordo com a função que exercem. Matty foi criado por um homem chamado Vidente (ele é o pai de Kira que apareceu no segundo livro) e sabe que em breve receberá sua verdadeira alcunha: Mensageiro. A vila de Matt é conhecida por receber as pessoas que fugiram de outras vilas ou foram expulsas por alguma razão. Todos os exilados são acolhidos e cuidados com amor pelos moradores.

Matty receberá esse nome, pois é o único que consegue adentrar a floresta e viajar de vilarejo em vilarejo transmitindo mensagens. O garoto já foi apresentado aos leitores no segundo livro da série (sim, ele é o "Matt", melhor amigo da Kira). No começo fiquei confuso e não entendi como ele tinha ido parar nessa outra vila. Mas tudo se explicou e só não vou falar para não ser um estraga-prazeres.

Apesar de ser um lugar onde todos vivem em paz, trevas começam a invadir o reino. As pessoas deixam de ser altruístas e o egoísmo, característica esta que não existia neste povoado, começa a dominar alguns moradores. A maioria da população começa a negociar coisas duvidosas em troca de produtos mais duvidosos ainda. E o pior está por vir: A população do local decide que as fronteiras do vilarejo devem ser fechadas e ninguém mais poderá ir até o local pedir ajuda.

A partir daí Matty, seu amigo Líder e Vidente tem que correr para avisar as outras vilas do que está acontecendo e também para buscar Kira, caso contrário, seu pai e ela nunca mais se encontrarão.

Mais uma vez Lois Lowry caprichou na escrita e nos entregou uma belíssima obra cheia de beleza e emoção. A nostalgia de ver os personagens de todos os livros reunidos é enorme e quando finalmente entendemos a grandiosidade do universo criado pela autora nos arrepiamos.

Confesso que estou ansioso pelo encerramento da obra, ao mesmo tempo que fico triste que já estou próximo do fim. Sinto que não quero me despedir de Jonas, Matty e Kira. E ao mesmo tempo quero ver logo como será o destino de cada um dos personagens.

Se você é do tipo que chora fácil, já prepare os lencinhos. O final deste livro é emocionante e triste. E lindo, claro. 

Quando lemos uma saga, geralmente o primeiro livro é o que mais gostamos. Talvez por ser aquele que nos apresentou aos personagens, a história, etc. Mas aqui, temos uma exceção: Na minha opinião, "O Mensageiro" foi a melhor das três tramas que li até agora.

Espero que tenham gostado da resenha e que estejam nos acompanhando. Não esqueçam de curtir nossa página no Facebook. Até a próxima. =)

2 comentários:

  1. Não tinha lido sobre essa serie fiquei bem interessada obg <3

    ResponderExcluir
  2. Isso, leia sim. E procure ver o filme do "O Doador de Memórias", mas só depois que ler o livro. Rsrs. =)

    ResponderExcluir