quarta-feira, 10 de fevereiro de 2016

O Diário de Suzana para Nicolas - Resenha

Título: O Diário de Suzana para Nicolas
Autor:  James Patterson
Editora: Arqueiro
Ano de Publicação: 2001
Páginas: 223
Gênero: Romance, Suspense
Classificação: ✶✶✶✶✶


Katie, querida Katie,
Agora você sabe o que eu não consegui contar a você durante todos esses meses. Agora conhece meus segredos. Eu quis contar, praticamente desde o dia em que nos conhecemos. Venho sofrendo há muito tempo e nada me reconfortava. Por isso escondi meu passado de você. Logo de você.

Pessoal, hoje completamos um mês de blog. Um mês de dedicação, de resenhas dos mais incríveis livros e principalmente, de muita alegria por fazer este trabalho e por ter um retorno tão gostoso por parte de quem vem acompanhando nosso blog. Em comemoração, criamos a nossa página no Facebook para que fique mais fácil para vocês acompanharem quando houver uma nova resenha. Clica lá e curte, é rapidinho e nos ajuda muito! =) O link tá aqui embaixo.

Página do Facebook - O Tempo Entre Livros - Curta aqui!

Como agradecimento por este primeiro mês de vida, trazemos a resenha de um livro que não pode faltar na sua lista de leituras de 2016: O Diário de Suzana para Nicolas. É isso mesmo, o aniversário é nosso, mas o presente é de vocês.

O livro de hoje é um romance do aclamado escritor, James Patterson, que é conhecido pela maestria de seus livros de suspense. Patterson, nos traz um lindo e emocionante romance nas 223 páginas desse livro, que com certeza vai fazer até o mais durão "suar pelos olhos".

Nesta obra, temos dois arcos que irão se cruzar nas páginas finais. Em um dos arcos, temos a independente Katie. Nossa primeira protagonista é uma mulher que passou a sua vida fugindo de romances e que sempre foi dedicada a sua vida profissional, isto é, até ela conhecer Matt. O rapaz torna-se a grande paixão da vida de Katie e os dois vivem uma linda história, até que um dia, Matt simplesmente termina com a moça e desaparece de sua vida.

Já no segundo arco, temos nossa segunda protagonista: Suzana. Como o próprio nome do livro já diz, o arco de Suzana acontece através das páginas do diário que a mulher escreve para seu filho, Nicolas. Somos apresentados a vida de Suzana e não há como não se apaixonar pela sua bondade e simplicidade. Durante as páginas do diário vemos que Suzana também se envolveu com Matt e descobrimos que o rapaz é o pai de Nicolas.

Dias depois de abandonar Katie, Matt deixa um pacote na porta de sua casa. Este pacote contém o diário que Suzana escreveu para Nicolas e um bilhete de Matt:


"Querida Katie,
Nada do que eu dissesse ou fizesse poderia chegar perto de expressar o que estou sentindo. Foi tudo culpa minha. Assumo toda a responsabilidade. Sinto muito pelo que permiti que acontecesse entre nós. Você é perfeita, maravilhosa, linda. Não foi você. Fui eu.
Talvez este diário explique as coisas melhor do que eu jamais conseguiria. Se puder, leia-o.
É sobre minha mulher, meu filho e eu.
Preciso avisá-la, porém, de que algumas partes provavelmente serão difíceis de suportar. Nunca planejei me apaixonar por você, mas me apaixonei."

Pois é, Matt. Você avisou a Katie e você avisou aos leitores. "Algumas partes serão difíceis de suportar". Meu amigo, é quase impossível suportar algumas das partes. Preciso enviar um e-mail para a Editora Arqueiro, dando a sugestão de que esse livro seja vendido junto com uma caixinha de lenços, porque o prejuízo que tive enxugando as lágrimas não está escrito no papel.

Ao iniciar o livro, você pode acabar achando Matt um sem-vergonha por ter feito o que fez com a Katie, afinal através das páginas do diário escrito por Suzana, vemos que ela e Matt possuíam um relacionamento perfeito. Mas calma, leia o livro até o final que tudo irá se explicar. 

O Diário de Suzana para Nicolas é um livro incrível. Para quem não gosta muito de ler ou para quem está entrando agora no mundo literário, esse livro é perfeito. Além de curto (é possível ler o livro em um dia), a escrita é simples e envolvente. Patterson consegue nos colocar dentro do livro, sofremos junto com Suzana e Katie, além de nos apaixonarmos pelo pequeno Nicolas.

Li em alguns sites que existe uma adaptação cinematográfica para o filme feita em 2005, porém os comentários não são muito bons. Fiquei um pouco receoso de assistir ao filme e ele acabar manchando a imagem que o livro formou. Porém, prometo que mais pra frente vou criar coragem, assistir ao filme e voltar aqui para contar pra vocês o que achei.

Um outro ponto positivo deste livro, é que o autor não enrola muito nos fatos. Eu, particularmente, odeio livro que fica dando voltas e mais voltas para contar alguma coisa. Gosto de coisas diretas e intensas e essa história é exatamente assim. Ah, e não tem como não falar da capa do livro que é simples, básica e linda.

O Diário de Suzana para Nicolas me marcou. Com certeza, é um dos melhores livros que li no começo desse ano. Me surpreendi positivamente, chorei igual um bezerrão e fiquei pensativo ao terminar o livro. Gente, foi um turbilhão de emoções inexplicáveis.

Quero mais uma vez agradecer a todos os que estão acompanhando o blog. Aqui do lado esquerdo, tem um botãozinho para se inscrever no blog. São dois cliques e nos ajudam muito. Se inscreve aí, galera.

E se você quer receber as novas atualizações por e-mail, basta colocar seu e-mail nessa caixinha de texto aí do lado. Até a próxima resenha e não esqueçam de comentar o que acharam, ok? 


10 comentários:

  1. Respostas
    1. Leia sim, Taynara. Você vai se apaixonar. E prepare os lencinhos, viu.

      Excluir
  2. Esse livro é realmente fantástico.
    Confesso que fiquei sim puta com Matt, pq cara foi uma sacanagem o que ele fez. Mas depois vc descobre o.pq de tudo e ama e chora, chora muito msm.
    James Patterson escreve de uma forma mais que mágica nesse romance. Ele entrou na minha lista de melhores.
    E aos que fazem o blog, ganharam mais uma seguidora. Super amei a resenha. Bjinhos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Myria, fiquei muito feliz com o comentário, obrigado. Eu também, nas primeiras páginas queria entrar naquele livro e esganar aquele Matt. Kkkk, mas no final quando tudo se explicou, meu coração quase se partiu, Rsrs.

      Obrigado por ter gostado no blog e também estamos com página no face, depois curte lá.

      https://www.facebook.com/otempoentrelivros

      Excluir
  3. Olá Guille,

    Gosto demais da escrita do autor e esse livro está na minha lista de desejados, já li muitos livros dele e realmente ele escreve demais....ótima resenha....abraço.

    devoradordeletras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Marco, esse foi o primeiro livro que li do Patterson, mas pretendo ler outros. Realmente, a escrita dele é fascinante, vai direto ao ponto e te prende. Obrigado pela visita e te convido a conhecer e se gostar, curtir nossa nova página no Facebook.

      https://www.facebook.com/otempoentrelivros

      Abraços. =)

      Excluir
  4. Este livro foi uma grande descoberta para mim que não achava que o James escreveria algo assim. Foi lindo e também não quero ver o filme e achar que pode ter outra visão do livro!

    Beijos,

    Greice Negrini

    Blogando Livros
    www.amigasemulheres.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Greice, compartilho da mesma opinião. Apesar do que, sofro de um mal chamado curiosidade e acho que mais sendo ou mais tarde vou acabar dando uma olhadinha no filme. Haha.

      Obrigado pela visita, seu site também é demais, ;)

      Excluir
  5. Oi. Gosto muito de ler, esse livro em particular eu ainda não li, mas concerteza irei procurar ler. Você consegui despertar a minha curiosidade.

    Já curti sua página e estou te seguindo par acompanhar seu trabalho. Parabéns.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obaaaa, obrigado. Olha, leia sim. O livro é incrível, a história é linda e você vai se emocionar. =)

      Depois quando ler, volta aqui e me fala o que achou.

      Excluir