domingo, 3 de abril de 2016

Mentirosos - Resenha

Título: Mentirosos
Autora: E. Lockhart
Editora: Seguinte
Ano de Publicação: 2014
Páginas: 270
Gênero: Young Adult / Drama
Classificação: ✶✶✶✶


Se eu pesquisar no Google "traumatismo cranioencefálico", a maioria dos sites me diz que amnésia seletiva é uma consequência. Quando há dano cerebral, não é incomum um paciente esquecer coisas. Será incapaz de reconstituir um relato coerente do trauma.
Mas não quero que as pessoas saibam que sou assim. Que ainda sou assim, depois de todas as consultas, todas as tomografias e todos os medicamentos.

Não quero ser rotulada. Não quero mais remédios. Não quero médicos ou professores preocupados. Só Deus sabe como já tive médicos suficientes.

Quem acompanha o blog, sabe que eu preciso sentir uma atração pelo livro para comprá-lo. Você pode me recomendar a melhor história do mundo: se eu for à livraria, olhar pra capa, ler a sinopse do que você me recomendou e não sentir aquele feeling, não vai rolar. O livro vai continuar lá e eu vou procurar outra história para conhecer. Com "Mentirosos", aconteceu exatamente o contrário. Esbarrei diversas vezes com esse livro em diversas prateleiras e nunca me interessei em levá-lo. Porém, depois de ler tantos relatos positivos na web, decidi dar uma chance para a história e conhecê-la melhor.

"Mentirosos" nos apresenta o mundo da família Sinclair (sou o único ser humano que ao ler esse livro lembrou do Bob Sinclair? Rs), uma família que busca demonstrar ao mundo que sempre está bem e que é totalmente inabalável.


Somos Sinclair.
Ninguém é carente.
Ninguém erra.
Vivemos, pelo menos durante o verão,
em uma ilha particular.
Talvez isso seja tudo o que você
precisa saber a nosso respeito.

Ao contrário da impressão inicial, a família Sinclair não é um núcleo ruim. Todos os verões, os familiares se reúne em sua ilha e vivem momentos incríveis. Durante a leitura, fiquei impressionada com a frieza que alguns personagens conseguem demonstrar diante de situações, no mínimo, embaraçosas. Os Sinclair são únicos e percebemos que vivem em um pilar que nada nem ninguém é capaz de derrubar.

E aí, conhecemos nossa jovem protagonista: Cadence. A garota sempre anseia pelo verão na ilha dos Sinclair para encontrar seus primos Johnny e Mirren, além de Gat, o sobrinho do novo marido de sua tia. Juntos, os 4 adolescentes formam o grupo "Mentirosos". Logo no início do livro, percebemos a energia que une os 4 jovens.As poucas cenas que ocorrem fora do verão, aonde o grupo não está junto, foram suficientes para que eu torcesse que nas próximas páginas houvesse logo a volta da turma para a ilha dos Sinclair

O livro é dividido em 5 partes e no final da primeira parte somos apresentados ao clímax da história: Algo aconteceu a Cadence e fez com que a garota perdesse a memória. Não entendemos muito bem o que houve, o único fato que temos certeza é que a garota começa a sofrer de amnésia , devido a tal incidente.

Durante toda a história, vivemos junto com Cadence, o período pós-amnésia, aonde a garota tenta se lembrar do que houve. A autora vai nos apresentando pouco a pouco os fatos que vão nos ajudar a elucidar o mistério do livro. Achei interessante como ao mesmo tempo que Cadence é uma protagonista forte quando está junto aos Mentirosos, paralelamente demonstra uma imensa fragilidade devido à sua saúde e suas condições psicológicas.

Outro ponto positivo deste livro é a escrita da autora. Tive a impressão de que a escritora sabe como nos tocar extraindo o mais bonito de cada frase com a conexão perfeita entre as palavras. Acredito que vocês só vão me entender lendo melhor a obra.

Porém, nem tudo são flores na trama. Como um leitor assíduo, desvendei o mistério de Cadence, ainda na parte 1. Alguns finais já estão muito manjados e a conclusão desta história é um deles. É claro que o término não deixa de ser emocionante e belo por causa disso, mas eu acho muito mais gostoso ler um livro e ter aquela surpresa nas páginas finais. Porém, a história é tão boa que nem isso nos faz querer abandonar a leitura.

E o final...ah, o final de "Mentirosos"...não tenho palavras para demonstrar o quanto doeu a forma como a autora terminou o livro. Para quem lê bastante e se apega muito aos personagens, prepare-se.

Esta obra foi um achado e tanto. Graças ao livro, mudei minha forma de pensar e agora ouço e muito a opinião das pessoas sobre o que estão lendo.

Para quem gostou da resenha, já leu o livro ou quer ler, deixe seu comentário. E se não gostou, pode deixar também.

E divulguem nosso blog! Estamos crescendo muito e isso, graças a vocês. Obrigado e até a próxima.

3 comentários:

  1. Adorei a resenha, começar a leitura do meu livro hoje ;)

    ResponderExcluir
  2. Adorei a resenha, começar a leitura do meu livro hoje ;)

    ResponderExcluir
  3. Isso, comece sim. E depois me conta o que achou, espero que você adore. Rs

    ResponderExcluir