domingo, 17 de janeiro de 2016

Resenha de Como eu era antes de você

Título: Como eu era antes de você
Autora: Jojo Moyes
Editora: Intrínseca
Ano de Publicação: 2013
Origem: Inglaterra
Páginas: 320
Gênero: Romance
Classificação: ✶✶✶✶✶

   “No meio da sala havia uma cadeira de rodas pretas, com assento e encostos forrados por pele de carneiro. Um homem solidamente forte, de jaleco sem gola, estava abaixado, arrumando os pés de outro apoio da cadeira de rodas. Assim que entramos no quarto, o homem na cadeira olhou por baixo de uma cabeleira despenteada. Seus olhos encontraram os meus e, após uma pausa, ele soltou um gemido horripilante”.


Esse foi o primeiro livro da Jojo Moyes que chamou a minha atenção para o seu trabalho e fez com que eu me apaixonasse pela sua escrita, os personagens são tão reais e a história é tão envolvente que é praticamente impossível largar esse livro.

A trama nos traz a história da Louisa Clark, a Lou e do Will Traynor. A Lou namora o egocêntrico Patrick e trabalha como garçonete em um café, apesar de não ver muita perspectiva de crescimento em seu trabalho, ela não se preocupa com isso, pois gosta da sua rotina e da vida que leva. (Confesso que a primeiro momento achei a Lou muito acomodada e sem objetivos, até senti vontade de dar uma chacoalhada nela e falar: Acorda pra vida minha filha! rs), mas para a nossa alegria ela evolui bastante. Logo no início da trama a Lou perde o emprego e é informada que terá apenas 3 meses de seguro desemprego. Ao chegar em casa e dar a notícia para família todos ficam abalados, pois necessitam da sua renda para complementar o orçamento e ajudar nas despesas de casa, ela mora com os pais, a irmã mais nova e o sobrinho.

Já Will Traynor é um executivo independente, bem-sucedido e com uma vida financeira de causar inveja para nós, reles mortais pobres, ele namora a linda Alícia e gosta de se aventurar em esportes radicais, pois adora a sensação de liberdade que isso lhe traz, mas sua vida muda assim que ele sofre um grave acidente e se vê preso em uma cadeira de rodas. Após o acidente ele fica tetraplégico e com a saúde muito instável, além da perda dos movimentos, ele fica mais suscetível a adquirir determinadas doenças, tais como pneumonias e infecções.

Lou consegue emprego como cuidadora de Will e tem a missão de tentar se aproximar dele e fazer como seus dias sejam mais fáceis e descontraídos, uma missão complicada, pois Will possui um temperamento muito difícil e está com depressão, ele acaba repelindo todas as pessoas que tentam se aproximar. Lou por sua vez também não possui uma vida fácil, ela é muito cobrada pela família e sempre teve a sensação de viver a sombra de Treena, sua talentosa irmã mais nova.

   “Não sou burra. Quero deixar isso fora de cogitação. Mas é difícil não se sentir um pouco deficiente no quesito “Células Cerebrais” quando se cresce com uma irmã mais jovem que não só passou para a minha turma na escola, mas que depois foi aprovada em uma série acima da minha”

    As primeiras tentativas de Lou em se aproximar do Will são um fracasso devido a barreira que ele criou para manter as pessoas a distância, ele é irônico e extremante arrogante logo no início da trama, o intuito dele é evitar o sentimento e olhar de pena das pessoas, ele faz isso como uma forma de se preservar.

“Quando eu lhe dava as refeições, ele reclamava que a comida estava quente ou fria demais, ou que eu tinha levado a próxima garfada antes dele ter acabado de mastigar. Ele possuía a habilidade de distorcer quase todas as minhas palavras ou ações, me fazendo parecer uma idiota”.

Lou consegue se aproximar de Will quando começa a trata-lo como um igual e dizer determinadas verdades que ele precisa ouvir independente do seu estado, com isso ela adquire a confiança e ao mesmo tempo o respeito dele, a partir daí eles desenvolvem uma amizade e acabam ajudando um ao outro a passar pelas dificuldades do dia-a-dia, nasce um carinho e companheirismo entre os dois.


“Minhas bochechas ficaram em chamas. Observei-o manobrar a cadeira no corredor estreito e minha voz saiu antes mesmo de eu saber o que estava fazendo.
 - Você não precisa se comportar como um babaca.
As palavras pairaram no ar”

“ – Seus amigos receberam um tratamento de merda. Ótimo. Eles provavelmente mereciam. Mas eu estou aqui todos os dias apenas tentando fazer o meu trabalho melhor que posso. Por isso eu ficaria muito satisfeita se você não fizesse da minha vida algo tão desagradável, ao contrário do que você faz com a vida de todo mundo”.


Essa história mexeu muito comigo, pois além do romance o livro também explora bastante o relacionamento familiar dos personagens e a condição de Will, sentimos as dificuldades e o sofrimento dos personagens, A narrativa é intercalada e em alguns capítulos temos o ponto de vista dos personagens secundários.  O tempo todo somos levados a pensar como nos sentiríamos se estivemos no lugar do Will e tudo que teríamos de enfrentar, ele tinha uma vida perfeita e totalmente independente, e do dia para a noite ele perdeu isso e foi privado de tudo que lhe dava prazer, ele sabe que nem tudo está perdido, mas será que ainda encontrará a vontade de viver preso num corpo que já não atende mais aos seus comandos? Será que conseguirá de alguma forma obter o controle sobre a sua própria vida e retomar as rédeas para seguir em frente?


       Esse livro foi um dos melhores livros que li e entrou para os meus favoritos da vida, a escrita da autora é muito fluída e o livro prende a nossa atenção do começo ao fim, a história é carregada de fortes emoções e já vou alertando para que preparem uma caixinha de lenços, pois é impossível não se comover com essa obra. Recomendo muito para todos vocês e espero que gostem tanto quanto eu.

A obra será adaptada para as telinhas e a estreia nos cinemas está prevista para março deste ano, a Lou será vivida pela atriz Emilia Clarke de Games of Thrones, e o Will pelo Sam Claflin, que fez o Finnick em Jogos Vorazes e o Alex em Simplesmente Acontece, é desnecessário dizer que ele é totalmente lindo e que tenho uma quedinha por ele rs, mas escapou, não pude evitar.


Espero que estejam gostando das nossas resenhas e se vocês também leram ou se interessaram por esse livro deixem suas opiniões nos comentários. Até a próxima!

4 comentários:

  1. Depois que li esse livro fiquei uma semana para me recuperar, chorei horrores ;(

    ResponderExcluir
  2. Depois que li esse livro fiquei uma semana para me recuperar, chorei horrores ;(

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também demorei para me recuperar, acho que acabei até contribuindo para reabastecer os reservatórios de sampa rsrs

      Excluir